O que parecia ser um dos pontos fortes da seleção inglesa, vem se tornando uma das principais dores de cabeça para o técnico Gareth Southgate. A lateral-direita vem sofrendo com lesões e má fases dos principais jogadores da posição. O titular Reece James vinha sendo o titular da posição nos últimos jogos, principalmente devido a sua excelente forma jogando pelo Chelsea. Aliando força física e muita capacidade técnica, o jogador é considerado completo e extremamente eficiente na defesa e no ataque, mas a lesão no joelho ocorrida na última quarta-feira contra o Milan, deve deixá-lo de fora por oito semanas, não havendo tempo suficiente para estar em campo pela Copa do Mundo.
A solução mais óbvia seria a utilização de Trent Alexander-Arnold do Liverpool, jogador de inegável talento. Então por que isso seria um problema? A verdade é que Arnold nunca teve grande prestígio com o técnico Southgate, seu desempenho pela seleção jamais foi o mesmo que o apresentado pelo clube, além de ter grandes falhas defensivas que parecem ainda mais visíveis nos últimos jogos. Arnold vem sendo criticado até mesmo no Liverpool, seu desempenho defensivo tem comprometido a equipe de Klopp em vários gols sofridos, obrigando o treinador alemão até mesmo a barrá-lo em alguns jogos. Somando a fase atual com a desconfiança de Southgate, parece improvável sua utilização como titular na seleção, mesmo que exista boas possibilidades dele ao menos aparecer no grupo dos convocados.
O outro problema é a lesão de Kyle Walker, homem de confiança do treinador. É bem verdade que o jogador do City costuma atuar mais como zagueiro, do que como lateral ou ala na seleção, mas isso também depende da formação tática que irá ser utilizada. Na maior parte do tempo treinando o time inglês, Southgate utilizou o esquema com 3 zagueiros e alas mais avançados, com Walker atuando quase sempre como o zagueiro mais aberto pela direita, se saindo bem defensivamente e ajudando na saída de trás. Entretanto a formação com a linha de quatro defensivamente também já foi utilizada – como na recente e chocante goleada sofrida contra a Hungria -, onde Walker fez a lateral-direita. As ultimas noticias dizem que Walker vem progredindo bem na recuperação, mas ainda não se sabe se irá se recuperar a tempo para a copa.
Quais serião as outras opções?
Na falta de James e Walker, e considerando a situação de Arnold, alguns nomes podem ser levantados:
– Kieran Trippier: o veterano lateral do Newcastle tem a confiança de Southgate, fez uma boa Copa do Mundo em 2018 e é o grande favorito para ser convocado. Apesar de não ter jogado muito na última temporada devido a problemas físicos, Trippier tem recuperado seu tempo de jogo no clube, e já apareceu na última convocação.
– James Justin: assim como o seu clube Leicester, o jovem jogador não atravessa grande fase, mas já foi convocado em maio desse ano onde fez sua primeira partida internacional.
– Kyle Walker-Peters: formado na base do Tottenham, o jogador do Southampton pode jogar em ambas as laterais e também teve uma convocação nesse ano, atuando pela seleção em março.
– Ben White: o zagueiro de origem ficou de fora da última convocação até mesmo para jogar na zaga, mas suas ultimas atuações no Arsenal tem sido seguras jogando na lateral-direita, acompanhando a ótima fase do time. Improvável que jogue como ala, mas atuando em uma linha de quatro pode ser boa opção para a lateral.