A convocação com os 26 nomes que irão disputar a Copa do Mundo de 2022 pelo Brasil será divulgada nessa segunda-feira (07), às 13h pelo técnico Tite, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Alguns nomes já são considerados certos e dificilmente estarão de fora. Outros ainda estão em aberto e só teremos certeza quando a lista for divulgada na segunda. Vamos falar deles de acordo com a posição:
GOLEIROS:
Certezas: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras).
O gol é provavelmente a única posição da qual não temos dúvidas, com todos os três nomes já provavelmente já definidos por Tite. No caso de alguma lesão, provavelmente Santos do Flamengo deve ser a primeira opção de chamada.
ZAGUEIROS:
Certezas: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea), Eder Militão (Real Madrid)
Dúvidas: Bremer (Juventus), Ibañez (Roma), Gabriel Magalhães (Arsenal), Lucas Veríssimo (Benfica).
Temos 3 zagueiros garantidos e jogando regularmente durante a maior parte do ciclo. A dúvida começa em relação ao número de zagueiros que irão, já que na última convocação Tite levou 5 zagueiros pensando em um deles como opção para a lateral-direita. Dentre os candidatos, Bremer e Ibañez foram chamados para os últimos amistosos, o primeiro foi considerado o melhor zagueiro do ultimo campeonato italiano jogando pela Torino, agora pela Juventus teve uma lesão leve no último mês e está próximo de retornar aos gramados. Já Ibañez possui a vantagem de também ser uma opção para a lateral-direita. Gabriel Magalhães vinha sendo constante como a quarta opção de zagueiro nas convocações de Tite, mas ficou de fora da última, assim como outros jogadores do Arsenal. No clube inglês Gabriel tem cometido algumas falhas individuais, apesar da ótima fase do clube inglês e de ser homem de confiança do técnico Arteta. O nome de Lucas Veríssimo voltou a ser considerado agora que o jogador se recuperou de uma grave lesão no joelho, porém o longo tempo fora dos gramados deve pesar para o ex-Santos não ser chamado, mesmo que já tenha sido nome presente nas convocações antes de se lesionar.
Palpite: Imaginando que Tite irá levar 4 zagueiros, a disputa entre Bremer, Ibañez e Gabriel parece estar apertada. Se for pelo número de convocações o favorito é Gabriel, mas não se sabe como Tite tem visto o desempenho do jogador e algumas falhas. Se o critério for versatilidade, Ibãnez é o favorito por também jogar na lateral-direita. Meu palpite seria o de Gabriel Magalhães, mas não me surpreenderia com o nome de Bremer ou Ibañez.
LATERAL DIREITA:
Certeza: Danilo (Juventus)
Dúvidas: Daniel Alves (Pumas), Emerson (Tottenham), Rodinei (Flamengo)
Uma das posições mais discutidas e alvos de preocupação por parte da torcida e da imprensa. Danilo é dono da confiança de Tite, atua como regularidade na seleção e na Juventus (muitas vezes como zagueiro), apesar de não ter grande crédito com a opinião popular, graças a seu estilo mais burocrático e preocupado com a defesa antes do ataque.
A falta de opções para a posição é tanta, que na última convocação foram convocados 5 zagueiros pensando na possibilidade de Militão ou Ibañez serem os reservas em uma eventual necessidade, deixando de lado a chamada de um outro lateral. Daniel Alves é considerado um dos maiores laterais de todos os tempos, mas com 39 anos parece estar longe de sua melhor forma. Atuou nos últimos seis meses no futebol mexicano, mas foi alvo de críticas e ainda jogou no meio-campo. O jogador parece obcecado em estar presente na lista final e por isso vem treinando duro pelo time B do Barcelona.
Emerson Royal já tem 7 presenças pela seleção e já pareceu ter algum prestígio com Tite, mas foi mal nas últimas chances que teve, além de viver fase ruim no Tottenham. Foi divulgado que o nome de Rodinei está presente na pré-lista dos 55 jogadores que Tite pensou, mas mesmo vivendo ótima fase no Flamengo, é difícil que o jogador seja chamado na lista final, até por seu estilo mais ofensivo que defensivo.
Palpite: Nos últimos dias foi divulgado que a comissão técnica se animou com a forma física de Dani Alves treinando pelo Barcelona B. Imaginando que Tite não deve pensá-lo como titular, e um nome importante no vestiário pela experiência, meu palpite é de que ele deve ser chamado para a reserva de Danilo (mesmo eu particularmente não concordando com a escolha).
LATERAL ESQUERDA:
Certeza: Alex Sandro (Juventus)
Dúvidas: Alex Telles (Sevilla), Renan Lodi (Nottingham Forrest).
Assim como a outra lateral, essa posição parece ter poucas opções e todas elas longe da melhor da fase. Alex Sandro não vive grande frase na Juventus, mas pela quantidade de convocações deve estar presente e ser o titular de Tite. Alex Telles não foi bem no Manchester United e agora emprestado para o Sevilla na tentativa de recuperar o bom futebol. Já Lodi parece ter a situação mais complicada, após amargar reserva no Atletico de Madri foi emprestado para o Nottingham Forrest, mas o lanterna do campeonato inglês tem sofrido na competição e Lodi tem sido frequentemente exposto na defesa. Além disso, pela seleção ficou marcado pela falha que resultou no gol da Argentina na final da Copa América, e pelo caso onde não pode ser convocado graças a não ter tomado a vacina para covid-19 no inicio do ano. Guilherme Arana do Atlético-MG era uma outra forte opção, mas uma lesão no segundo semestre acabou tirando suas chances.
Palpite: Imagino que Alex Telles deva ser o convocado, muito mais pela má fase de Lodi do que por qualquer outro motivo.
VOLANTES/MEIO-CAMPO:
Certezas: Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Bruno Guimarães (Newcastle), Fred (Manchester United)
Todos os nomes da posição já parecem estabelecidos e confirmados. Alguns outros jogadores já viveram boas fases e pressionaram Tite por chances com a camisa amarela, como Danilo do Palmeiras e Gérson do Olympique, mas nenhum dos dois vive grande fase e não parecem terem chances no momento. Na pré-lista dos 55 nomes, além desses dois, se divulgou que Edenilson (Internacional), André (Fluminense) e João Gomes (Flamengo) estão presentes, e podem ser opção em caso de alguma lesão.
MEIAS OFENSIVOS:
Certeza: Neymar (PSG), Lucas Paquetá (West Ham)
Dúvidas: Philipe Coutinho (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo).
Na seleção Neymar vem jogando na maioria das vezes como um meia-ofensivo centralizado com muita liberdade e logicamente é nome confirmado. Paquetá esteve presente em todo o ciclo e com boas atuações não deve ficar de fora. A disputa pela outra vaga fica entre Coutinho e Everton, o primeiro sempre teve muito prestígio com Tite, mas sua fase no Aston Villa é tão ruim que vem ficando no banco pelo clube inglês, enquanto Everton fez ótima temporada atuando pelo Flamengo.
Palpite: Everton Ribeiro deve ganhar a disputa com Coutinho.
ATACANTES:
Certezas: Vinicius Junior (Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Antony (Manchester United), Richarlison (Tottenham)
Dúvidas: Rodrygo (Real Madrid), Pedro (Flamengo), Gabriel Jesus (Arsenal), Matheus Cunha (Atletico de Madrid), Gabriel Martinelli (Arsenal), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Barbosa (Flamengo)
Diferente de outras posições, essa é uma onde Tite e comissão técnica possuem uma vasta quantidade de opções. Vinicius Junior é um dos melhores jogadores do futebol mundial da atualidade e mesmo ainda não tendo atingido todo seu potencial pela seleção, seu desempeno pelo Real Madrid garante sua presença na copa, enquanto Raphinha, Antony e Richarlison já parecem garantidos pelos jogos que fizeram com a camisa amarela. Dentre as outras opções de beirada, Rodrygo ainda não é uma certeza, mas tudo indica que estará presente, diferente de Gabriel Martinelli, que vive excelente fase pelo Arsenal, mas parece estar atrás de seus concorrentes.
Para jogar centralizado, Gabriel Jesus vem brilhando no Arsenal e parece estar confirmado, mas sua última não convocação deixou alguns desconfiados. Pedro fez grande temporada pelo Flamengo e ainda marcou o gol na última oportunidade que teve pelo Brasil, mas pode ser ameaçado por Firmino, que voltou a jogar bem no Liverpool. Matheus Cunha e Gabigol já tiveram um bom número de oportunidades com Tite, mas parecem ter perdido espaço.
Palpite: Dentre todas as outras opções, imagino que Gabigol e Cunha não irão. A vaga final penso que ficará entre Firmino e Martinelli, estando mais propenso a ir para o segundo.
PALPITE FINAL:
GOL: Alisson, Ederson, Weverton
ZAG: Marquinhos, Thiago Silva, Militão, Gabriel Magalhães
LAD: Danilo, Daniel Alves
LAE: Alex Sandro, Alex Telles
VOL: Casemiro, Fabinho, Bruno Guimarães, Fred
MEI: Neymar, Paquetá, Everton Ribeiro
ATA: Vinicius Junior, Rodrygo, Raphinha, Antony, Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus, Richarlison, Pedro.