Amanhã teremos uma das finais mais aguardadas da história das Copas do Mundo. Reunimos alguns dos principais pontos que podem definir o jogo:
1 – A ESCALAÇÃO DA ARGENTINA:
A grande dúvida desse pré-jogo é em relação a qual será a escalação da Argentina. A primeira opção (e a que muitas acham a mais provável) aponta um time com a mesma escalação do jogo anterior, com Paredes entrando no meio-campo para ajudar a Argentina ter mais controle no setor. Porém, ja vimos que o técnico Scaloni não tem receio de mudar o time de acordo com o adversário, isso reforça a tese daqueles que acham que os argentinos possam ir com uma linha de 5 jogadores na defesa, com Lisandro Martinez entrando no lugar de Paredes. A ideia seria fechar mais a defesa nos confrontos com os pontas Dembélé e principalmente Mbappe, deixando os laterais menos expostos e uma cobertura de zaga mais sólida.
Uma outra dúvida é se Acuña, suspenso na semi, volta para a lateral-esquerda, ou Tagliafico permanece na posição.
2 – A ESCALAÇÃO DA FRANÇA:
Os franceses dificilmente mudarão seu esquema de jogo adotado desde o inicio da competição. As duvidas ficam por conta dos desfalques, Upamecano e Rabiot ficaram de fora da semi-final por conta de uma suposta gripe. Agora para a final se chegou a levantar dúvidas sobre a saúde de Varane, Konaté, Theo Hernandez e Coman, também por conta dessa gripe. Entretanto, o que se fala é que todos esses quatro jogadores já estão com condições de jogo. Se porventura Rabiot novamente não jogar, Fofana deve continuar como substituto, deixando o time com um meio-campo mais físico e forte na marcação, mas com menos técnica e menos qualidade na chegada ao ataque.
Uma outra polêmica criada foi a de uma possível volta de Karim Benzema, cortado poucos dias antes da estreia, mas que já parece ter se recuperado tendo inclusive jogado amistosos no Real Madrid. Foi comentado que ele viajaria para o local da final para ao menos acompanhar o grupo, mas as ultimas informações dão conta que isso não deve acontecer e sua presença é bastante improvável.
3 – COMO A FRANÇA TENTARÁ PARAR MESSI:
Sem dúvidas o grande criador de chances dessa seleção argentina é Lionel Messi, praticamente todas as grandes jogadas da equipe passam por seus pés, seja com gols ou com assistências. Tchouaméni deve ter papel fundamental nessa tarefa, afinal Messi tradicionalmente gosta de trabalhar na posição entre as linhas de defesa e do meio-campo. Se for escolhido como titular o volante Fofana pode reforçar a marcação no craque argentino. Theo Hernandez também deve ter o trabalho de marcar Lionel em alguns momentos do jogo, algo que pode preocupar os franceses, pois apesar da excelente copa que Theo vem realizando, em alguns momentos seu desempenho defensivo acaba não sendo tão confiável. Mesmo com toda a estratégia de marcação, a França ainda precisa rezar para Messi não estar em um dos seus dias mais iluminados, pois todos sabemos que dependendo do dia o craque argentino é praticamente imparável.
4 – COMO A ARGENTINA TENTARÁ PARAR MBAPPÉ:
Como já falamos na parte das escalações, talvez Scaloni pense em um time com 5 defensores para tentar dar mais seguranças aos laterais na marcação, deixando um jogador a mais na sobra para ajudar a parar Mbappé. Porém muitos apostam que o time irá atuar com o mesmo 4-4-2 utilizado contra a Croácia, nesse caso a segunda linha de 4 do meio-campo vai precisar ajudar ainda mais na recomposição. O que foi dito sobre Messi também vale um pouco para Mbappé, pois dependendo do dia o astro francês passa por cima de toda marcação, como bem vimos no lance do segundo gol na semi contra Marrocos.
5 – COMO A ARGENTINA TENTARÁ PARAR… GRIEZMANN!
Muito se fala sobre os dois astros do jogo e da Copa do Mundo, Messi e Mbappé, mas pouco se fala sobre Antoine Griezmann. O discreto craque francês tem passado mais despercebido nesse mundial em comparação com 2018, mas isso não é por acaso. O jogador do Atletico de Madri tem jogado mais recuado, ajudando na construção de jogadas vindo um pouco mais de trás e se sacrificando muito defensivamente, ajudando na marcação e dando mais liberdade para Mbappé e Dembélé não precisarem voltar tanto na recomposição. Se a Argentina quiser diminuir as chances de gol criadas pela França ela vai precisar parar Griezmann.
6 – O DUELO EMOCIONAL:
Só se fala sobre a provável última partida de Lionel Messi nas copas, afinal o próprio argentino já confirmou isso. Os jogadores e torcedores argentinos tratam isso como uma obsessão, dando um clima ainda mais dramático em relação ao jogo, trazer o título da copa para Lionel é algo que tem mobilizado toda uma nação, e até mesmo os fãs de todo o mundo do futebol parecem ansiar por isso. Se a Argentina sair atrás do placar, como o psicológico dos jogadores e do próprio Messi vai atuar? Do outro lado a França não possui esse tipo de pressão, não se comenta sobre a última copa de ninguém, muitos jogadores são jovens e querendo ou não, os franceses são os atuais campeões do mundo. Esse fator psicológico pode ser importante no decorrer da partida.