O prêmio Golden Boy é dado por jornalistas esportivos para o jovem jogador que mais se destacou durante o ano no futebol europeu. Todos os indicados devem ter menos que 21 anos e jogarem numa das principais ligas do futebol europeu.
Relembramos nesse post todos os vencedores e onde eles estão agora:
2003 – Rafael van der Vaart
Atualmente: Aposentado
O talentoso meia-atacante holandês apareceu com muito destaque jogando pelo Ajax, mas acabou não tendo a carreira que se esperava. Algumas de suas escolhas contribuíram para isso, uma delas foi a surpreendente ida do Ajax para o Hamburgo, ainda no inicio da carreira. Mesmo tendo ótimo desempenho pelo clube alemão e sendo considerado um dos ídolos históricos do clube, muitos outros grandes times europeus o desejavam, um deles foi o Real Madrid, que finalmente o contratou após três temporadas pelos alemães. O que seria a grande chance de van der Vaart deslanchar pelo maior clube do mundo, acabou não dando tão certo, mesmo querendo continuar no clube espanhol, o holandês foi vendido para o Tottenham onde teve bom desempenho, mas depois de três temporadas acabou repetindo o ciclo e se transferiu de volta para o Hamburgo novamente de maneira inesperada. Antes de se aposentar, van der Vaart passou por Real Betis e pelo futebol dinamarquês.
Apesar de possuir carreira sólida, com muitas atuações pela seleção holandesa, tendo vestido a camisa do Real Madrid, e jogando em alto nível por Hamburgo e Tottenham; é bem verdade que van der Vaart não atingiu todas as expectativas, muito por conta de lesões que o atrapalharam.
2004 – Wayne Rooney
Atualmente: Treinador do DC United
Com apenas 16 anos Wayne Rooney já era um fenômeno do futebol inglês, sendo um dos destaques do Everton e convocado para a seleção inglesa com 17 anos. O Manchester United teve de pagar uma fortuna pelo atacante de 18 anos, que acabou se tornando um dos maiores jogadores da história do clube. Rooney terminou a carreira simplesmente como maior artilheiro da história do Manchester United e da seleção inglesa; além de segundo maior artilheiro e terceiro maior assistente da história da Premier League. Hoje é técnico do DC United dos EUA.
2005 – Lionel Messi
Atualmente: Paris Saint-Germain
Sem ser necessária maiores apresentações, o argentino Lionel Messi ganhou o prêmio em 2005 após surgir com muito destaque pelo Barcelona com apenas 18 anos. Messi é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, atualmente com mais de 700 gols na carreira e dono de quase todos os recordes de destaque pelo Barcelona e pela seleção argentina. De modo surpreendente, se transferiu para o Paris Saint-Germain em em 2021, onde atua até hoje.
2006 – Cesc Fàbregas
Atualmente: Como
Mais um jovem formado pelas canteras do Barcelona, Fàbregas foi um fenômeno nas categorias de base da Espanha e desde cedo teve muito destaque pelo Arsenal. Depois de ser campeão europeu e mundial – dando a assistência para o gol do titulo, – pela seleção espanhola, Cesc voltou ao Barcelona para ganhar alguns títulos e retornar ao futebol inglês para jogar pelo Chelsea. Após bom desempenho e mais títulos, partiu para a fase final da carreira jogando pelo Monaco e atualmente no Como, da segunda divisão italiana, onde também se tornou um dos investidores do clube.
2007 – Sergio Aguero
Atualmente: Aposentado
Sergio “Kun” Aguero foi mais um desses casos de jogadores precoces, atuando pelo Independiente da Argentina com apenas 15 anos e chegando ao Atletico de Madrid com 18. Por onde passou deixou muitos gols, especialmente pelo Manchester City, onde é o maior artilheiro da história, e considerado por muitos o jogador mais importante da história do clube. Em 2021 se transferiu para o Barcelona, mas por conta de um problema cardíaco foi obrigado a encerrar a carreira de modo precoce aos 33 anos.
2008 – Anderson
Atualmente: Aposentado
Anderson surgiu como um fenômeno pelo Grêmio, onde com apenas 16 anos já era um dos destaques do time jogando como um meia ofensivo de muita técnica. Não demorou muito para ser contratado pelo Porto e depois ser transferido para o Manchester United, conquistando vários títulos pelos ingleses atuando mais recuado no meio-campo. Aos poucos o jogador brasileiro foi perdendo espaço, atuando cada vez menos e sofrendo com lesões e problemas físicos. Anderson nunca mais conseguiu recuperar o alto nível e ainda rodou por Fiorentina, Internacional, Coritiba e futebol turco antes de se aposentar com 32 anos.
2009 – Alexandre Pato
Atualmente: Orlando City
No ano seguinte após Anderson, foi a vez de outro brasileiro ganhar o prêmio. Alexandre Pato teve um inicio meteórico pelo Internacional de Porto Alegre e logo foi contratado pelo gigante italiano Milan, onde de cara teve um desempenho arrasador, marcando muitos gols e mostrando uma qualidade impressionante. O que acabou encerrando sua participação no Milan foram as inúmeras lesões, fazendo com que os italianos o vendessem de volta para o brasileiro, dessa vez para o Corinthians, na época a maior transferência feita por um clube brasileiro na história. Depois disso, Pato jogou pelo São Paulo, teve passagens relâmpago por Chelsea e Villarreal, passou futebol chinês, até chegar na liga americana onde está hoje. Apesar de inegável talento e alguns momentos de ótimo futebol, o próprio Pato reconhece que sua carreira não chegou ao nível que se esperava.
2010 – Mario Balotelli
Atualmente: Sion
Desde o inicio de sua carreira, Mario Balotelli foi reconhecido como um jogador extremamente talentoso, mas também muito controverso. Seus primeiros anos foram de muitos gols e jogadas de efeito por Inter de Milão e Manchester City, mas também com vários problemas extra-campo que não permitiram que se firmasse por muito tempo em algum lugar. Depois de passar por vários clubes, incluindo gigantes como Milan, Liverpool e Olympique de Marselha, o Super Mario passou por outros clubes menores e atualmente joga pelo Sion da Suiça, quase sempre marcando muitos gols.
2011 – Mario Gotze
Atualmente: Eintracht Frankfurt
A carreira do alemão Gotze é repleta de altos e baixos. O jovem jogador apareceu com muito destaque pelo Borussia Dortmund, onde ajudou o clube a ser bicampeão alemão e vice da Liga dos Campeões, se destacando pela sua técnica, habilidade e construção de jogo. Depois de se transferir para o Bayern de Munique, Gotze teve alguns bons momentos, mas no geral distante do potencial que já tinha demonstrado. Ainda sim, viveu o grande momento de sua carreira ao marcar o gol do titulo da Alemanha na final da Copa do Mundo de 2014 no Maracanã. O jogador viveu seu momento mais difícil ao voltar para o Dortmund em 2017 e revelar que sofria de miopatia, uma doença na estrutura muscular que enfraquece os membros. Mesmo quando muitos pareciam dar sua carreira como precocemente encerrada, Gotze deu a volta por cima ao ir para o PSV e recuperar seu bom futebol, garantindo uma transferência de volta ao futebol alemão pelo Eintracht Frankfurt em 2022.
2012 – Isco Alarcón
Atualmente: Sevilla
El Mágico Isco estreou profissionalmente pelo Valencia, mas apareceu para o mundo após duas temporadas pelo Málaga, antes de ser comprado pelo Real Madrid. Pelos blancos, Isco conquistou uma quantidade invejável de títulos, incluindo CINCO Liga dos Campeões e três campeonatos espanhóis. Seu auge foi por volta dos anos 2016-2018, onde era reconhecido como um dos jogadores mais técnicos e criativos do mundo, porém graças algumas lesões seus últimos anos pelo Real Madrid foram complicados, com poucos jogos e forma física questionável. Em 2022, o espanhol assinou pelo Sevilla e agora jogando com regularidade vem tentando retomar seu melhor nível.